sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A geração Y e o mercado de trabalho

Um bom líder traduz todo o  clima da organização, líderes autoritários estão cada vez mais fora de cogitação principalmente quando falamos da geração Y.

Saiba mais acessando...


Post livre por Ana Alice Reis de Alcantara

POLÍTICA ADMINISTRATIVA, CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Quando falamos da política administrativa de uma empresa, buscamos logo um referencial que esta tem  como base  de sua atuação  na relação com a sociedade em que atua.
A política administrativa de uma empresa  nos leva a dimensão de como ela está estruturada, seus anseios e produtividade quando a citamos no quesito qualidade.

Para um referencial teórico não deixemos de observar o que autores conceituados dizem sobre a missão de uma empresa, vejamos:

Peter Drucker diz que ‘’A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão.”
“Somente uma definição clara da missão, a razão de existir da organização, torna possível, clara e realista aos objetivos da empresa”.

• “A missão é em essência, o propósito da organização”.(Valeriano);

• “Missão é a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999);
 

domingo, 24 de outubro de 2010

Cultura e Inovação no processo de Mudança Organizacional.


Entende-se que uma organização é um sistema de atividades conscientemente ordenadas por duas ou mais pessoas, devido as limitações pessoais, essas mesmas pessoas são movidos a colaborarem uns com os outros com a finalidade de atingir os objetivos que em ações isoladas do contexto de equipes um pessoas só não conseguiria. Deste modo, as organizações se formam pela interação das pessoas que nela compõem, e também faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, entendemos assim que uma organização composta por esses atributos citados pode ser compreendida como um organismo vivo.
            Defino inovação em sua forma mais legítima como algo novo ou renovado ou melhorado de acordo com a literatura existente. Existem três tipos de inovação são eles Produto, Processo e Organizacional, e também dependendo da origem a inovação pode ser classificada como aberta ou fechada. Inovação Fechada é o processo de limitar o conhecimento ao uso interno de uma empresa e não permitindo o uso do conhecimento gerado nesta empresa fora dela, e a Inovação Aberta é o processo de usar também fontes e informações externas, ex: licenças, patentes, etc; aperfeiçoar a gestão do conhecimento e o conhecimento tácito da empresa, com o objetivo de acelerar o processo de inovações.


 
“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.” Nassar (2000)
Já sabemos que as organizações são organismos vivos, que é composta por mais de duas pessoas, que a inovação acontece dentro das organizações e que a cultura dentro deste organismo é um dos fatores mais importantes para transmitir a essência das organizações pra fora delas, ao mercado, ao público alvo, às pessoas de uma forma geral mesmo não participando da composição do público alvo.
É importante os gestores dos mais variados tipos de empresas existentes estarem atentos a esses conceitos, porque esses conceitos formam a estratégia de suas organizações, hoje tudo é muito dinâmico e as mais novas idéias podem já ser ultrapassadas nos mais diversos ramos de atuação e natureza de operação das organizações, portanto saliento que hoje os líderes devem ser dinâmicos e muito mais além desta condição, devem promover um ambiente de trabalho dinâmico, pois a competitividade é muito forte, vemos presente o dinamismo da inovação nos produtores de bens de consumo e até mesmo serviços, criando novos métodos de operação, como exemplo do ramo de serviços, as clínicas de estética, SPA e até mesmo o salão de beleza que proporciona à sua clientela “N” métodos de escovar os cabelos. Para estar nesse contexto é exigido um planejamento estratégico direcionado para inovação, onde se cria para satisfazer e superar as expectativas dos clientes, externos e internos.
O valor das organizações inovadoras está no capital humano, no conhecimento gerado pelas pessoas que operacionalizam tudo o que é feito por uma organização, a tecnologia usada para operacionalização das atividades nas empresas hoje deixou de ser considerada o bem mais valioso e as pessoas conquistaram este reconhecimento porque simplesmente pensam, agem, criam e dão resultados para as organizações.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Visão estratégica da área de gestão de pessoas sobre a Geração Z

Foi publicada uma matéria a respeito da galerinha contemporânea, ou melhor, sobre a galerinha da geração  Z. Estas pessoas estão se familiarizando cada vez mais com a tecnologia, realizando afazeres com múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Como o mercado de trabalho analisa este aspecto junto com especialistas da área de recursos humanos? A geração Z   estar aptar para desenvolver tarefas dentro de um ambiente organizacional atendendo todos os requisitos da empresa?

Saiba mais acessando,

http://admvanderlei.blogspot.com/search/label/Gest%C3%A3o%20de%20Pessoas

Post Livre, Rafael Elias.








terça-feira, 12 de outubro de 2010

Responsabilidade Social nas Organizações

Sabe-se que a responsabilidade social é um tema que vem atraindo a atenção da sociedade. As organizações assumem uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza.

Esse tema é cada vez mais importante no comportamento das organizações, impactuando nos objetivos e no significados das empresas.

Um conceito onde as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Responsabilidade social é o cumprimento dos deveres e das obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Atualmente, as organizações estão inseridas em um ambiente social, por isso sua postura é direcionada não só para o “legal”, a responsabilidade vai muito além disso. Elas se tornam mais competitivas, buscando garantia de espaço no mercado globalizado.

Algumas empresas apostam em responsabilidade social para se engendrar no mercado, ser um diferencial, melhorando também na qualidade de vida de seus colaboradores, fornecedores e principalmente clientes.

Segundo Gianna 2004, “as organizações envolvidas em ações de responsabilidade social, como empresas, entidades sem fins lucrativos e empresas de consultoria costumam divulgar informações em sites da internet e em boletins específicos; a mídia, por sua vez, mantém a sociedade a par de acontecimentos que dizem respeito ao assunto. Além disto, muitos trabalhos acadêmicos têm sido apresentados em congressos e publicados em periódicos especializados, e livros têm sido editados sobre o tema”, nota-se então, como esse assunto está sendo muito discutido na atualidade e mostrando qual a postura da responsabilidade social, sendo esta uma postura ética, apesar de ainda existir um interesse de lucratividade.

Segundo FARIA 2000, “estudos revelam que há, nas organizações, um discurso sobre uma certa ética e uma ação que não lhe corresponde".

Podemos concluir que a responsabilidade social vem passando por um novo conceito, pois muitas organizações aderem a essa atitude, para obter lucro sobre uma determinada ação, e não atuando com a intenção de ser uma atitude consciente para a melhoria da qualidade de vida.



Soares, Gianna Maria de Paula. Responsabilidade social corporativa: por uma boa causa!?. ERA electron. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp 0-0.

Post Autoral: Monalisa Santos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comunicação tecnológica compartilhada


Encontrei num blog cujo nome é, “a tecnologia na comunicação organizacional” que fala na importância de ser  adaptar   sistemas compartilhado de comunicação de dados dentro de um ambiente oganizacional pois a implantação destes recursos tecnológicos  facilita o processo de interatividade de informações de dados entre setores, ajudando nas resoluções de problemas e produtividades.

Saiba mais acessando,

http://comunicorganiza.blogspot.com/2007/06/comunicao-integrada-na-comunicao.html

Post livre, postado por Rafael Elias.

Entender, o que é uma cultura organizacional?


Atualmente se fala muito sobre gestão de pessoas e como essas pessoas ajudam a cumprir as metas de uma empresa. Porém é necessário conhecer a cultura organizacional da empresa e como isso influencia na gestão de uma organização.

Antes é necessário entender, o que é uma cultura organizacional? Ela é um conjunto de crenças ou hábitos desenvolvidos por seus gestores ou colaboradores. Valores estes que vão moldando o modelo de gestão na empresa Mais sobre esse assunto:
Autor: Pedro Paulo Galindo Morales.

Post livre  por Monalisa Santos

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O desafio da qualidade de vida - parte I

      O termo qualidade de vida, de fato tem sido muito utilizado ultimamente, mas não ha consenso sobre sua definição, nesta reflexão vamos abordar algumas questões importantes sobre este tema, embora seja sempre importante lembrar que a qualidade de vida tem algo de subjetivo, ou seja, próprio de pessoa para pessoa.

Um chavão.

       Qualidade de vida é quase um chavão hoje , nos textos e nas conversas ela aparece como afirmação que dispensa explicações quem escreve ou fala, tem certeza de que quem lê ou ouve sabe do que se esta falando. Acontece porém que quem lê ou ouve pode estar pensando em coisas totalmente diferentes.


       Muitos são os fatores que influenciam a qualidade de vida e os mais importantes depende de cada um de nós, da nossa visão e ideal, da nossa herança familiar e cultural da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, suas possibilidades, do ambiente, da visão de mundo e da vida, de nossos relacionamentos e, etc.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tecnologia? Tecnologia da Informação e Inovação de Recursos Tecnologico

          A Tecnologia da Informação são fontes de recursos tecnológicos como sistemas de comunicação de dados e computadores. Com o manuseio das pessoas trabalhando em conjunto com a tecnologia, o fluxo dos processos em dados de informações que circulam numa estrutura organizacional através de redes se tornam flexíveis, isto é, é visível a capacidade de adaptação da tecnologia funcionando dentro de um ambiente organizacional, atendendo todas as necessidades e expectativas em planejamentos estratégicos buscando bons resultados de melhorias para os negócios da empresa.  “Em Geral, a coleção de sistemas de computação usada por uma organização é considerada tecnologia da informação” (TURBAN, RAINER e POTTER). Uma organização estruturada com este tipo de sistema de apoio facilita muito para os colaboradores na execução de tarefas, sendo que estas atividades transmitem dados de informações entre departamentos funcionais e auxilia no gerenciamento dos processos de operação, no gerenciamento de tomadas de decisões estratégicas, no gerenciamento administrativo e entre outros. “Uma função importante da Tecnologia da Informação é ser um facilitador de atividades e processos organizacionais” (TURBAN, RAINER e POTTER).

          “A infra-estrutura da tecnologia da informação de uma organização consiste nas instalações físicas” (TURBAN, RAINER e POTTER).
 
          Nos dias atuais é muito importante haver investimentos tecnológicos adquirindo componentes como hardware, computadores modernos, bons servidores, uma boa cadeia de redes ligada a internet,  bons  sistemas integrados, como por exemplo o Sistema Integrado Microsiga da empresa Totvs, instalados dentro de um ambiente organizacional  que se tornam elementos base para  projetar uma “Infra-estrutura de TI”, ou seja, além de facilitar os fluxos de operações de informações e correntes de dados para as pessoas da organização, ajuda a mapear os processos de recursos destes fluxos e criação da área de suporte em TI.  “De modo geral, a coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona; inclui a infra-estrutura de Tecnologia da Informação e todos sistemas de informação em uma organização” (TURBAN, RAINER e POTTER).