domingo, 21 de novembro de 2010

Foco Economia - Banco Panamericano

Buscamos alguns blogs do 6o. Semestre de Administração de empresas faculdade FESPSP, que relacionam assuntos em foco no momento, assim sendo, no Blog "Foco e Economia" o universitário Jonh,  comenta o fato ocorrido recentemete, sobre o prejuízo que teve o Grupo Silvio Santos ao pedir empréstimo do Fundo Garantidor para cobrir o rombo causado no banco Panamericano. O importante disso e que os clientes do banco em geral, não foram prejudicados em hípoteses alguma. Foi uma otíma estratégia do Grupo Silvio Santos.

Saiba mais acessando

http://focoeconomia.blogspot.com/2010/11/pa-panamericano_11.html

Post Livre do Grupo

LIDERANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Viajando pela cultura e clima nas organizações e nos trabalhos desenvolvidos pelos universitários da FESPSP do 6o. semestre, nos deparamos  com a postagem do Blog QVT - Qualidade de Vida no Trabalho com o tema "Liderança"  elaborado pela Alexandra Zaidan,  ela relata as características para ser um bom lider e dentre as características estão: humildade, saber ouvir, ter responsabilidade e iniciativa, taí importantes quesitos  para que o líder possa ser respeitado. Ficou curioso! A  autora entra mais afundo no envolvimento da liderança dentro de um ambiente profissional.


Confira mais sobre esse e outros assuntos acessando o blog QVT pelo link:

http://qvtfespsp.blogspot.com/2010/11/lideranca-e-qualidade-de-vida-no.html









Post Livre do grupo.

GERAÇÃO Z E SUAS CARACTERÍSTICAS

É galera... mais uma geração esta chegando em nosso meio social, é a geração Z.
Jovens, geração fast, aqui tudo é muito rápido,  interagem loucamente no mundo virtual, não se importam muito com o saudável relacionamento familiar. É a geração cujos pais trabalham fora e que ficam boa parte do tempo consigo mesmo e o mundo virtual. Abaixo  algumas das características observadas nos jovens desta  geração.

•    Falta de paciência;
•    Interação constante com recursos da  tecnologia e em redes sociais;
•    São individualistas no quesito trabalho em equipe;
•    Se  afastam de suas famílias e se aproximam demais com amizades virtuais;
•    Não tem paciência para ensinar o próximo.

Saiba mais acessando a  matéria em vídeo na página do jornal da Globo pela internet,

http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/v/conheca-a-geracao-z-que-ja-nasceu-em-um-mundo-repleto-de-tecnologias/1378540/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20101120/page/1%20%20

Ainda sobre as novas gerações que estão surgindo, a empresa BOX1824 recentemente divulgou em video, um resultado de 5 anos de diversos estudos realizados sobre tendências de comportamento e consumo, intitulado de "We All Want to Be Young" que podemos traduzir para "Nós todos queremos ser jovens".

Assista abaixo:


We All Want to Be Young (leg) from box1824 on Vimeo.


Post Livre do Grupo

O TERMO RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Nos últimos tempos as palavras responsabilidade esta  sendo levada a sério por grandes Organizações. As empresas estão procurando  ser “transparentes” com  a vida socioambiental,  buscando almejar  metas futuras  e elaborar estratégia de projetos sustentáveis para o planeta.

Saiba mais na íntegra no  portal,  RESPONSABILIDADE SOCIAL:


http://www.responsabilidadesocial.com/institucional/institucional_view.php?id=1


Post Livre Grupo

sábado, 13 de novembro de 2010

Marcas

        O conceito marcas esta sendo algo valioso dentro de grandes organizações. Pois as empresas corporativas estão investindo nesta idéia de marcas sobre seus produtos, não só para dar força para o bom relacionamento com o cliente, mas também para avigorar as estratégias no desenvolvimento de negócios. O artigo que foi pesquisado, da exemplo de empresas com nome no mercado que investem em suas marcas.

        Saiba mais acessando:

http://www.mmonline.com.br/noticias.mm?url=Marcas_ressaltam_sua_forca_institucional 

Post Livre: André Hadadd

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marca da Empresa



Marca: s.f. Sinal que serve para que se reconheça uma coisa, para distingui-la de outra, para identificar uma função. // Marca de fábrica ou marca registrada, nome, símbolo ou sinal especial de um comerciante ou de um fabricante. (Dicionário Aurélio)

Segundo a “A American Marketing Association” (AMA) define-se marca como “um nome, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinados a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los dos de outros concorrentes”.

Antigamente pensava-se que os ativos de uma empresa eram compostos apenas por bens tangíveis como os estoques, edificações, vendas e equipamentos. Hoje em dia, notamos que as empresas estão valorizando cada vez mais os bens intangíveis como o capital humano, as inovações, os relacionamentos com clientes e é justamente nessa valorização do intangível que as empresas buscam se destacar das demais concorrentes.
A marca de uma empresa é também um bem intangível e muito relevante por sinal, que acaba por influenciar e muito no resultado de uma empresa e na sua fixação no mercado.
Quando falamos em marca, é muito comum pensarmos na representação gráfica de um símbolo e/ou logotipo.

Porém, devemos levar em conta que o conceito de marca é bem mais relevante do que apenas a sua representação gráfica, pois através de sua marca a empresa anuncia para o mercado que seu produto traz um diferencial dos demais concorrentes, fazendo-o único e especial.

 

Compondo uma Marca
 
Conforme já citamos acima, o principal objetivo da marca é criar uma identidade de reconhecimento, diferenciação e identificação de um produto e para tal, são necessários alguns elementos distintos para que se cumpra com esse objetivo, entre eles:   

1.    O nome
2.    A embalagem e o design do produto
3.    Componentes de identidade visual

O logótipo: é a bandeira da marca, pode evoluir para permanecer atual, mas sem perturbar a percepção dos consumidores. O logótipo é a particularização escrita de um nome e tem obrigatoriamente letras.
O símbolo: consiste num sinal gráfico que passa a identificar um nome, uma idéia, um produto ou serviço. O símbolo, associado ou não ao logótipo, tem um sinal específico e desperta nas pessoas uma série de informações e experiências armazenadas.
O jingle: designa, geralmente, um refrão publicitário. Neste caso, o seu papel pode ser efêmero. O jingle de marca é uma música, passível de se identificar com a marca para depois a apresentar para sempre.
A assinatura da marca: reserva-se o termo slogan para as frases publicitárias e o termo “assinatura” de marca para expressões que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos.
O grafismo de marca: são elementos permanentes de expressão formal de uma marca. Favorecem a identificação e a atribuição da marca em todos os registros de expressão

Envolvimento emocional

Por fim, outro objetivo extremamente relevante de uma marca é fixar o  valor do seu conteúdo tanto de produtos quanto de serviços na mente do seu consumidor final.
Podemos chamar isso de envolvimento emocional, pois as marcas são capazes de nos envolver, estimular e até personificar produtos, dando-lhes valores que mexem com nossas emoções e sentimento, nos instigando a comprar determinado produto pelo status ou influencia que ele possa nos proporcionar.
Acabamos por nos fidelizar a determinadas marcar do que a outras mais pelo o que ela representa indutivamente do que realmente através do valor ou resultado físico que ela oferece.
                                                                   ...
 
Para melhor explorar e compartilhar a relação entre as marcar que os consumidores mais se envolvem emocionalmente, admiração, gostos e curiosidade, foi criado um site chamado Drimio (http://www.drimio.com/), uma rede social colaborativa produzida por pessoas comuns, consumidores, fãs, admiradores e apaixonados por marcas. Possibilitando assim uma interação entre consumidores dos mesmos produtos.
                                                                  ...


            O Valor da Marca 

Como já mencionamos também, as marcas acabam por influenciar e muito nos resultados financeiros de uma empresa e para tal possuem seu valor.

  











           
As empresas de antigamente eram composta na sua grande maioria pelo seu capital tangível e sua minoria pelo capital intangível. Atualmente essa realidade é o inverso.

Como um bom exemplo para entendimento da composição desses valores, temos a Coca-Cola. “Somando-se seus ativos tangíveis (fábricas, caminhões, maquinários etc.), a empresa vale US$ 6 bilhões. Se computarmos os ativos intangíveis (como a marca), o valor salta para US$120 bilhões.”

Dessa forma, concluímos que alguns ativos intangíveis, como a marca de uma empresa são muito difíceis de precificar ou quantificar.
“Muitos dizem que a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa seria equivalente ao intangível, mas essa é uma definição extremamente simplista”, (Prof. Eduardo Kazuo Kayo).
Apesar das dificuldades encontradas para se calcular e mensurar o valor de uma marca, anualmente é realizado uma pesquisa pela empresa norte-americana Millward Brown divulgando o ranking com as cem empresas mundiais que possuem e o maior valor financeiro das suas marcas.
Podemos verificar que liderando a lista, encontram-se as marcas ligadas ao setor de tecnologia. As quatro primeiras posições do ranking são desse segmento. A empresa Google foi eleita a marca mais valiosa do mundo, seguida a empresa IBM e em terceiro lugar está a Apple e o quarto a Microsoft.
Esse ranking leva em consideração a opinião dos consumidores com relação às marcas e demonstra os seus resultados associando com o valor financeiro.
Esse prêmio começou em 2005 e de 2006 até 2010, ou seja, há quatro anos consecutivo, a Google aparece em primeiro lugar no ranking, justamente uma empresa que oferece apenas serviços e produtos intangíveis possui a marca mais valiosa do mundo.

Segue abaixo o ranking completo do ano de 2010.





Por fim, é extremamente importante que todos os empresários tenham consciência cada vez maior do grande valor patrimonial que é representado pela marca da empresa. Lembrando sempre que se a imagem transmitida pela marca for positiva poderá levar a empresa para o sucesso, assim, como se essa mesma imagem for negativa, o fracasso empresarial poderá acontecer da noite para o dia. Proteção da marca é também consciência ética.
André Gustavo Haddad

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Valor Intangível

     Um dos assuntos comentados é sobre o valor real de uma empresa na nova economia, quanto ela vale no século 21.
      Alexandre Quedinho publicou um artigo em agosto de 2009, sobre valor intangível.
      Ele comenta que antigamente, o patrimônio da empresa era composto por 85% de capital tangível (valores financeiros e patrimônio) e 15% de capital intangível (conhecimento), porém esses números inverteram, passaram para 85% de capital intelectual e 15% de capital tangível.
     Isso explica a intenção da Microsoft em comprar a Yahoo em meados de 2007. Surgindo então a pergunta: 

“Quanto vale uma empresa da nova economia? Como medir o seu valor nos tempos atuais?”
Saiba mais acessando:


http://www.ingestao.net/2009/08/03/o-valor-esta-no-intangivel/

Post Livre, Monalisa.