domingo, 24 de outubro de 2010

Cultura e Inovação no processo de Mudança Organizacional.


Entende-se que uma organização é um sistema de atividades conscientemente ordenadas por duas ou mais pessoas, devido as limitações pessoais, essas mesmas pessoas são movidos a colaborarem uns com os outros com a finalidade de atingir os objetivos que em ações isoladas do contexto de equipes um pessoas só não conseguiria. Deste modo, as organizações se formam pela interação das pessoas que nela compõem, e também faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, entendemos assim que uma organização composta por esses atributos citados pode ser compreendida como um organismo vivo.
            Defino inovação em sua forma mais legítima como algo novo ou renovado ou melhorado de acordo com a literatura existente. Existem três tipos de inovação são eles Produto, Processo e Organizacional, e também dependendo da origem a inovação pode ser classificada como aberta ou fechada. Inovação Fechada é o processo de limitar o conhecimento ao uso interno de uma empresa e não permitindo o uso do conhecimento gerado nesta empresa fora dela, e a Inovação Aberta é o processo de usar também fontes e informações externas, ex: licenças, patentes, etc; aperfeiçoar a gestão do conhecimento e o conhecimento tácito da empresa, com o objetivo de acelerar o processo de inovações.


 
“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.” Nassar (2000)
Já sabemos que as organizações são organismos vivos, que é composta por mais de duas pessoas, que a inovação acontece dentro das organizações e que a cultura dentro deste organismo é um dos fatores mais importantes para transmitir a essência das organizações pra fora delas, ao mercado, ao público alvo, às pessoas de uma forma geral mesmo não participando da composição do público alvo.
É importante os gestores dos mais variados tipos de empresas existentes estarem atentos a esses conceitos, porque esses conceitos formam a estratégia de suas organizações, hoje tudo é muito dinâmico e as mais novas idéias podem já ser ultrapassadas nos mais diversos ramos de atuação e natureza de operação das organizações, portanto saliento que hoje os líderes devem ser dinâmicos e muito mais além desta condição, devem promover um ambiente de trabalho dinâmico, pois a competitividade é muito forte, vemos presente o dinamismo da inovação nos produtores de bens de consumo e até mesmo serviços, criando novos métodos de operação, como exemplo do ramo de serviços, as clínicas de estética, SPA e até mesmo o salão de beleza que proporciona à sua clientela “N” métodos de escovar os cabelos. Para estar nesse contexto é exigido um planejamento estratégico direcionado para inovação, onde se cria para satisfazer e superar as expectativas dos clientes, externos e internos.
O valor das organizações inovadoras está no capital humano, no conhecimento gerado pelas pessoas que operacionalizam tudo o que é feito por uma organização, a tecnologia usada para operacionalização das atividades nas empresas hoje deixou de ser considerada o bem mais valioso e as pessoas conquistaram este reconhecimento porque simplesmente pensam, agem, criam e dão resultados para as organizações.

2 comentários:

  1. Olá carlos, o conteúdo elaborado por ti a respeito do tema, ficou ótimo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A era da Globalização fez com que empresas e indivíduos reformulassem conceitos como inovação e cultura organizacional; onde, na complexidade das organizações, um tema está diretamente ligado ao outro.
    Empresas não sobrevivem no mercado sem inovar-se constantemente; e por outro lado, a inovação só acontece em empresas onde a cultura organizacional, permite o desenvolvimento de novos conceitos e projetos; buscando com isto a expansão no mercado em que atua.

    Parabéns pelo blog e pelo tema desenvolvido, que certamente é muito interessante e atual.

    ResponderExcluir