terça-feira, 12 de outubro de 2010

Responsabilidade Social nas Organizações

Sabe-se que a responsabilidade social é um tema que vem atraindo a atenção da sociedade. As organizações assumem uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza.

Esse tema é cada vez mais importante no comportamento das organizações, impactuando nos objetivos e no significados das empresas.

Um conceito onde as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Responsabilidade social é o cumprimento dos deveres e das obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Atualmente, as organizações estão inseridas em um ambiente social, por isso sua postura é direcionada não só para o “legal”, a responsabilidade vai muito além disso. Elas se tornam mais competitivas, buscando garantia de espaço no mercado globalizado.

Algumas empresas apostam em responsabilidade social para se engendrar no mercado, ser um diferencial, melhorando também na qualidade de vida de seus colaboradores, fornecedores e principalmente clientes.

Segundo Gianna 2004, “as organizações envolvidas em ações de responsabilidade social, como empresas, entidades sem fins lucrativos e empresas de consultoria costumam divulgar informações em sites da internet e em boletins específicos; a mídia, por sua vez, mantém a sociedade a par de acontecimentos que dizem respeito ao assunto. Além disto, muitos trabalhos acadêmicos têm sido apresentados em congressos e publicados em periódicos especializados, e livros têm sido editados sobre o tema”, nota-se então, como esse assunto está sendo muito discutido na atualidade e mostrando qual a postura da responsabilidade social, sendo esta uma postura ética, apesar de ainda existir um interesse de lucratividade.

Segundo FARIA 2000, “estudos revelam que há, nas organizações, um discurso sobre uma certa ética e uma ação que não lhe corresponde".

Podemos concluir que a responsabilidade social vem passando por um novo conceito, pois muitas organizações aderem a essa atitude, para obter lucro sobre uma determinada ação, e não atuando com a intenção de ser uma atitude consciente para a melhoria da qualidade de vida.



Soares, Gianna Maria de Paula. Responsabilidade social corporativa: por uma boa causa!?. ERA electron. [online]. 2004, vol.3, n.2, pp 0-0.

Post Autoral: Monalisa Santos

2 comentários:

  1. Com o crescente avanço de mercado, as empresas tendem a procurar por novos caminhos tecnológicos e caminhos que agreguem valor. Assim como a qualidade de produtos e serviços e a ética nas organizações, a Responsabilidade Social Corporativa é mais um novo caminho para o sucesso e competitividade de mercado.

    Muito bom o o blog de vocês. Parabéns!
    Ass: Letícia Moraes (FESPSP)

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  2. Assunto muito interessante e discutido atualmente, as empresas esão procurando ser trânsparente ao meio social.

    Ficou òtimo.

    Rafael Elias

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