quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marca da Empresa



Marca: s.f. Sinal que serve para que se reconheça uma coisa, para distingui-la de outra, para identificar uma função. // Marca de fábrica ou marca registrada, nome, símbolo ou sinal especial de um comerciante ou de um fabricante. (Dicionário Aurélio)

Segundo a “A American Marketing Association” (AMA) define-se marca como “um nome, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação de tudo isso, destinados a identificar os produtos ou serviços de um fornecedor ou grupo de fornecedores para diferenciá-los dos de outros concorrentes”.

Antigamente pensava-se que os ativos de uma empresa eram compostos apenas por bens tangíveis como os estoques, edificações, vendas e equipamentos. Hoje em dia, notamos que as empresas estão valorizando cada vez mais os bens intangíveis como o capital humano, as inovações, os relacionamentos com clientes e é justamente nessa valorização do intangível que as empresas buscam se destacar das demais concorrentes.
A marca de uma empresa é também um bem intangível e muito relevante por sinal, que acaba por influenciar e muito no resultado de uma empresa e na sua fixação no mercado.
Quando falamos em marca, é muito comum pensarmos na representação gráfica de um símbolo e/ou logotipo.

Porém, devemos levar em conta que o conceito de marca é bem mais relevante do que apenas a sua representação gráfica, pois através de sua marca a empresa anuncia para o mercado que seu produto traz um diferencial dos demais concorrentes, fazendo-o único e especial.

 

Compondo uma Marca
 
Conforme já citamos acima, o principal objetivo da marca é criar uma identidade de reconhecimento, diferenciação e identificação de um produto e para tal, são necessários alguns elementos distintos para que se cumpra com esse objetivo, entre eles:   

1.    O nome
2.    A embalagem e o design do produto
3.    Componentes de identidade visual

O logótipo: é a bandeira da marca, pode evoluir para permanecer atual, mas sem perturbar a percepção dos consumidores. O logótipo é a particularização escrita de um nome e tem obrigatoriamente letras.
O símbolo: consiste num sinal gráfico que passa a identificar um nome, uma idéia, um produto ou serviço. O símbolo, associado ou não ao logótipo, tem um sinal específico e desperta nas pessoas uma série de informações e experiências armazenadas.
O jingle: designa, geralmente, um refrão publicitário. Neste caso, o seu papel pode ser efêmero. O jingle de marca é uma música, passível de se identificar com a marca para depois a apresentar para sempre.
A assinatura da marca: reserva-se o termo slogan para as frases publicitárias e o termo “assinatura” de marca para expressões que acompanham, na maioria dos casos, as marcas institucionais e, menos, as marcas produtos.
O grafismo de marca: são elementos permanentes de expressão formal de uma marca. Favorecem a identificação e a atribuição da marca em todos os registros de expressão

Envolvimento emocional

Por fim, outro objetivo extremamente relevante de uma marca é fixar o  valor do seu conteúdo tanto de produtos quanto de serviços na mente do seu consumidor final.
Podemos chamar isso de envolvimento emocional, pois as marcas são capazes de nos envolver, estimular e até personificar produtos, dando-lhes valores que mexem com nossas emoções e sentimento, nos instigando a comprar determinado produto pelo status ou influencia que ele possa nos proporcionar.
Acabamos por nos fidelizar a determinadas marcar do que a outras mais pelo o que ela representa indutivamente do que realmente através do valor ou resultado físico que ela oferece.
                                                                   ...
 
Para melhor explorar e compartilhar a relação entre as marcar que os consumidores mais se envolvem emocionalmente, admiração, gostos e curiosidade, foi criado um site chamado Drimio (http://www.drimio.com/), uma rede social colaborativa produzida por pessoas comuns, consumidores, fãs, admiradores e apaixonados por marcas. Possibilitando assim uma interação entre consumidores dos mesmos produtos.
                                                                  ...


            O Valor da Marca 

Como já mencionamos também, as marcas acabam por influenciar e muito nos resultados financeiros de uma empresa e para tal possuem seu valor.

  











           
As empresas de antigamente eram composta na sua grande maioria pelo seu capital tangível e sua minoria pelo capital intangível. Atualmente essa realidade é o inverso.

Como um bom exemplo para entendimento da composição desses valores, temos a Coca-Cola. “Somando-se seus ativos tangíveis (fábricas, caminhões, maquinários etc.), a empresa vale US$ 6 bilhões. Se computarmos os ativos intangíveis (como a marca), o valor salta para US$120 bilhões.”

Dessa forma, concluímos que alguns ativos intangíveis, como a marca de uma empresa são muito difíceis de precificar ou quantificar.
“Muitos dizem que a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa seria equivalente ao intangível, mas essa é uma definição extremamente simplista”, (Prof. Eduardo Kazuo Kayo).
Apesar das dificuldades encontradas para se calcular e mensurar o valor de uma marca, anualmente é realizado uma pesquisa pela empresa norte-americana Millward Brown divulgando o ranking com as cem empresas mundiais que possuem e o maior valor financeiro das suas marcas.
Podemos verificar que liderando a lista, encontram-se as marcas ligadas ao setor de tecnologia. As quatro primeiras posições do ranking são desse segmento. A empresa Google foi eleita a marca mais valiosa do mundo, seguida a empresa IBM e em terceiro lugar está a Apple e o quarto a Microsoft.
Esse ranking leva em consideração a opinião dos consumidores com relação às marcas e demonstra os seus resultados associando com o valor financeiro.
Esse prêmio começou em 2005 e de 2006 até 2010, ou seja, há quatro anos consecutivo, a Google aparece em primeiro lugar no ranking, justamente uma empresa que oferece apenas serviços e produtos intangíveis possui a marca mais valiosa do mundo.

Segue abaixo o ranking completo do ano de 2010.





Por fim, é extremamente importante que todos os empresários tenham consciência cada vez maior do grande valor patrimonial que é representado pela marca da empresa. Lembrando sempre que se a imagem transmitida pela marca for positiva poderá levar a empresa para o sucesso, assim, como se essa mesma imagem for negativa, o fracasso empresarial poderá acontecer da noite para o dia. Proteção da marca é também consciência ética.
André Gustavo Haddad

5 comentários:

  1. Haddad

    Parabéns pelo post, bem escrito e esclarecedor.
    Espero sua visita no meu blog http://qvtfespsp.blogspot.com/


    abraço
    Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Amigos do Cultura e Clima Organizacional passem lá no Blog Qualidade de vida no trabalho.
    http://qvtfespsp.blogspot.com/

    abraços
    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. Andre:
    Acredito tambem que as marcas sao consolidadas a partir da aceitacao do consumidor pelo produto/servico.
    Abcs

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! Muito elucidativo sobre o assunto!!

    ResponderExcluir
  5. Andre, gostei mto do post. Me fez pensar em diversos aspectos que uma "marca" pode trazer.

    ResponderExcluir