quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O desafio da qualidade de vida - parte I

      O termo qualidade de vida, de fato tem sido muito utilizado ultimamente, mas não ha consenso sobre sua definição, nesta reflexão vamos abordar algumas questões importantes sobre este tema, embora seja sempre importante lembrar que a qualidade de vida tem algo de subjetivo, ou seja, próprio de pessoa para pessoa.

Um chavão.

       Qualidade de vida é quase um chavão hoje , nos textos e nas conversas ela aparece como afirmação que dispensa explicações quem escreve ou fala, tem certeza de que quem lê ou ouve sabe do que se esta falando. Acontece porém que quem lê ou ouve pode estar pensando em coisas totalmente diferentes.


       Muitos são os fatores que influenciam a qualidade de vida e os mais importantes depende de cada um de nós, da nossa visão e ideal, da nossa herança familiar e cultural da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, suas possibilidades, do ambiente, da visão de mundo e da vida, de nossos relacionamentos e, etc.

      É claro que existem certas conduções básicas como: alimentação, moradia, saúde, liberdade de escolha e outros; quando elas não existem tornam-se prioridade número um e não discussão.

Quantidade e qualidade.

      O ser humano no geral tem poucos momentos de prazer ou felicidade plena, isso traz maior suscetibilidade a doenças, sobre esta questão nunca é repetitivo dizer que quantidade de vida é importante, mas diferente de qualidade de vida. A qualidade de vida em sentido amplo somente pode ser compreendida quando captada em suas múltiplas dimensões; como vida no trabalho, vida familiar e vida na sociedade, e espiritualidade, enfim em toda a vida.


O que é qualidade de vida ?


      Lyndon Johnson, presidente dos Estados Unidos primeiro a empregar a idéia de qualidade de vida ao declarar em 1964 “os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos; Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam as pessoas”.


       O grupo de qualidade de vida da divisão de saúde mental da organização mundial da saúde; define: qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e vem relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.


http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm

Priscyla Lopes Testoni de Andrade _ aluna fesp-sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário