sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tecnologia? Tecnologia da Informação e Inovação de Recursos Tecnologico

          A Tecnologia da Informação são fontes de recursos tecnológicos como sistemas de comunicação de dados e computadores. Com o manuseio das pessoas trabalhando em conjunto com a tecnologia, o fluxo dos processos em dados de informações que circulam numa estrutura organizacional através de redes se tornam flexíveis, isto é, é visível a capacidade de adaptação da tecnologia funcionando dentro de um ambiente organizacional, atendendo todas as necessidades e expectativas em planejamentos estratégicos buscando bons resultados de melhorias para os negócios da empresa.  “Em Geral, a coleção de sistemas de computação usada por uma organização é considerada tecnologia da informação” (TURBAN, RAINER e POTTER). Uma organização estruturada com este tipo de sistema de apoio facilita muito para os colaboradores na execução de tarefas, sendo que estas atividades transmitem dados de informações entre departamentos funcionais e auxilia no gerenciamento dos processos de operação, no gerenciamento de tomadas de decisões estratégicas, no gerenciamento administrativo e entre outros. “Uma função importante da Tecnologia da Informação é ser um facilitador de atividades e processos organizacionais” (TURBAN, RAINER e POTTER).

          “A infra-estrutura da tecnologia da informação de uma organização consiste nas instalações físicas” (TURBAN, RAINER e POTTER).
 
          Nos dias atuais é muito importante haver investimentos tecnológicos adquirindo componentes como hardware, computadores modernos, bons servidores, uma boa cadeia de redes ligada a internet,  bons  sistemas integrados, como por exemplo o Sistema Integrado Microsiga da empresa Totvs, instalados dentro de um ambiente organizacional  que se tornam elementos base para  projetar uma “Infra-estrutura de TI”, ou seja, além de facilitar os fluxos de operações de informações e correntes de dados para as pessoas da organização, ajuda a mapear os processos de recursos destes fluxos e criação da área de suporte em TI.  “De modo geral, a coleção de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona; inclui a infra-estrutura de Tecnologia da Informação e todos sistemas de informação em uma organização” (TURBAN, RAINER e POTTER).

          No decorrer de minha experiência profissional, tive a oportunidade de acompanhar os esforços realizados com altos investimentos tecnológicos na compra de novos computadores que suporta a atualização de novos softwares oferecendo acesso  pelos meios de comunicação de e-mails, intranets e extranets da empresa, voip , sites da web, novas  impressoras, a gerência  trabalhou na substituição de um sistema de bancos de dados trocando-o pelo Sistema Integrado Microsiga e outros componentes físicos obtendo uma estrutura dinâmica para melhor atender as necessidades da empresa, facilitando cada atividade executada, as informações internas pelos colaboradores e entre os departamentos da empresa filial com os departamentos da empresa central, automaticamente melhorou a produtividade dos serviços prestados, algo inovador.
         Porém, não basta a empresa investir apenas em equipamentos tecnológicos. Para que haja uma eficiente adaptação da tecnologia ao estilo da organização, tem que haver um planejamento de apoio para treinamentos de capacitação contínua aos seus colaboradores no domínio destas ferramentas, assunto na qual vamos citar nas próximas postagens deste blog.
         Finalizando, o conceito fundamental é haver uma propagação inovadora de tecnologia num ambiente organizacional na qual a empresa se torne competitiva no mercado em que atua, a partir do momento que a empresa faz a aquisição de recursos que melhorem a qualidade dos processos e de operações facilita o fluxo de atividades e comunicações das pessoas com investimentos em ferramentas inovadoras  tais como computadores, máquinas indústriais de alta tecnologia que ajudam a aumentar a produtividade de produtos ou serviços, ao mesmo tempo auxilia no mapeando de TI e seu gerenciamento nas tomadas de decisões, se tornando um ponto forte para a empresa e um desafio para os concorrentes.

Postado por Rafael Elias.

Referência: Turban, Efraim; Administração de Tecnologia da Informação: teoria e prática. Rio de Janeiro, 2005 - Elsevier - 3ª Edição.

2 comentários:

  1. Tecnologia de informação é um recurso imprescendível para qualquer organização; esta veio para gerenciar o fluxo das tarefas realizadas pela empresa, economizando não só recursos humanos e finaceiros como também o tempo despendido nas realizações das tarefas.
    O gerenciamento da informação faz com que os departamentos de uma empresa interajam automática e organizadamente, mantendo a sinergia necessária através de uma cadeia estruturada que controla o fluxo de tarefas realizadas e em andamento.

    Parabéns pela escolha do tema, que com certeza, é de total interesse!

    ResponderExcluir
  2. Verificar apenas um pequeno erro na última palavra do título. Bom texto e muito interessante. Abçs

    ResponderExcluir