sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POLÍTICA ADMINISTRATIVA, CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

Quando falamos da política administrativa de uma empresa, buscamos logo um referencial que esta tem  como base  de sua atuação  na relação com a sociedade em que atua.
A política administrativa de uma empresa  nos leva a dimensão de como ela está estruturada, seus anseios e produtividade quando a citamos no quesito qualidade.

Para um referencial teórico não deixemos de observar o que autores conceituados dizem sobre a missão de uma empresa, vejamos:

Peter Drucker diz que ‘’A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão.”
“Somente uma definição clara da missão, a razão de existir da organização, torna possível, clara e realista aos objetivos da empresa”.

• “A missão é em essência, o propósito da organização”.(Valeriano);

• “Missão é a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999);
 
 

Tendo por base essas premissas e estabelecidas as metas e objetivos dessa empresa ela passa a ser admirada por seus colaboradores, fornecedores e clientes, uma vez que todos a reconhecem como fornecedora de bons produtos e serviços.

Lembrando que a política de uma empresa está pautada em diversos fatores em que atua,  seu diferencial consiste em estar atuando a frente dessas atribulações do ambiente externo em que está integrada como: concorrentes, fornecedores, clientes e consumidores, está também sujeita aos fatores da economia do país  e a demanda local, tem que estar também antenada as inovações tecnológicas, sociais e ambientais. Todos esses fatores induzem a empresa a se movimentar nessa arena social sem perder sua essência, sua razão de ser.

Outro aspecto importante é a gestão de pessoas: são os clientes internos, os colaboradores que tem papel fundamental nesse cultura e retrato empresarial, torna-se importante uma política de transparência, valores éticos e de excelente qualidade, fundamental capacitação para as novas necessidades do mercado em relação ao produto ou serviço oferecido  de forma que fiquem todos muito bem conjugados, onde todos falam a mesma linguagem.
Nesse clima organizacional o trabalho torna-se muito prazeroso e atraente para quem já  o executa, o  comportamento esperado pela organização é entendido e internalizado com clareza para quem está chegando, claro, há exceções, quando a empresa não atende a essas expectativas e ou o contrário, o assunto fica delicado e aí é “hora da revisão.”

Quanto a forma de trabalho nas políticas administrativas estão inseridas no processo de PDCA (planejar, direcionar, controlar e agir) pautados por Deming, ou seja, toda a estratégia, processos e atividades a serem executadas, cabem neste cenário, como em uma orquestra onde cada tom faz o diferencial necessário, visando atingir as metas e objetivos estipulados em um plano de negócios, um plano de ações.
Para que tenha uma melhoria contínua, muitas empresas passam por reestruturações, hora por  demanda, hora por causa da tecnologia, hora por causa das vendas e ou fusões ou mesmo por causa da baixa procura por seus serviços e neste caso faz se necessário um trabalho de consultoria para reavaliar e realinhar a empresa em sua totalidade ou parcialidade conforme a previsão de custos e potencial necessidade.

Concluindo: definir a política administrativa de uma empresa torna-se muito complexo porém de extrema importância pois cada empresa possui uma cultura organizacional bem variável e dinâmica no contexto em que atua, o que podemos considerar é que há um plano de ações relacionada ao ambiente externo e interno que melhor traduzem os índices de produtividade da empresa.

Post autoral:   Ana Alice Reis de Alcantara
aluna de Administração - FESPSP








2 comentários:

  1. Ana, seu texto aborda o tema com profundidade e grande maestria. Gostei da sutileza em [...] assunto fica delicado e aí é “hora da revisão.”[...], rs. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua percepção em questão da Política Administrativa e cultura.
    Pois teve um relevância muito grande nesssa questão.
    Acredito que todos devem "Pensar" assim.
    Parabéns ...

    ResponderExcluir